Textos dos Alunos

Pela honra que tenho de te ter encontrado na vida… Rodrigo Murteira, um aluno inesquecível! E, não estou a mentir!!!

Eu tenho 44 anos !

Antes de tudo quero desde já pedir desculpa pelo pernicioso título e que pode induzir em erro, o leitor deste notável texto por mim escrito. Na verdade, quem me conhece, sabe que eu não tenho quarenta e quatro anos coisíssima nenhuma, mas como seria previsível, sessenta e dois.

E só agora admito, porque não é nada fácil percebermos que estamos a caminho dos cem e ainda há gente que diga que eu não tenho mais do que dezoito. Como se não percebessem a fragilidade dos meus cabelos grisalhos, desta pele gasta que trago no meu corpo, destes olhos caídos e metidos para dentro. Menti e peço desculpa por isso, mas teria sido muito pior se em vez de me ter feito passar por mais novo, como foi o caso, me tivesse feito passar por mais velho, com uns bons cem anos aos quais pudesse associar todo o tipo de comemorações e frases feitas: Cem anos de glória. Um século sem parar.

Mas pronto optei pelos quarenta e quatro e não se fala mais nisto. O que é importante que se fale é, precisamente, deste texto como se tivessem acabado de ler uma obra notável – leia-se uma obra de Ines Muller – que tenha, de algum modo, mudado a vossa vida, mas sobretudo, o percurso da filosofia mundial. Devem pois usar todo o chorrilho de mentiras que estiver ao vosso alcance e não devem poupar na imaginação. Algo como: Lembras-te do professor Orlando que mal podia andar? Pois sabes o que aconteceu? Quando leu este texto, sentiu-se de tal modo rejuvenescido que agora está prestes a bater o recorde dos cem metros de barreiras. Ou melhor ainda: O Nietzsche é muito bom, escreve muito bem, mas este Murteira é assombroso, nunca tinha lido nada assim desde o “Manual de Instruções para a Bimby” de 2005. E assim, as pessoas começarão a falar dos efeitos terapêuticos deste estupendo texto e começarei a dar palestras por todo o mundo com boas frases de auto-ajuda: Acredite em si. Em si está a cura. O amor está dentro de nós.

Como viu, mentir é algo interessante, atrevo-me a dizer, extremamente agradável. E é isso que vou defender ou elogiar….A mentira!

Impressionada?

Pois bem, se a surfista/agricultora mor me permite, vou arregaçar as mangas. Agora, “sit down and relax” e tente acompanhar o meu ritmo alucinante!

Actualmente, a mentira chama-se utilitarismo, ordem social, senso comum; disfarçou-se nestes nomes e esta máscara deu-lhe prestígio, tornando-a misteriosa e portanto respeitada. De forma que a mentira, como ordem social, pode praticar livremente todos os homicídios; como utilitarismo, todos os roubos; como senso comum, todas as burrices e loucuras.

A mentira reina sobre o mundo! Quase todos os homens são escravos desta omnipotente Majestade. É uma qualidade universal. É essencial para a humanidade.

Mas ainda há dúvidas?

Nós mentimos para proteger o nosso prazer, ou a nossa honra se a divulgação do prazer for contrária à honra. Mentimos ao longo de toda a nossa vida, até, e sobretudo, e talvez apenas, àqueles que nos amam. Só estes, com efeito, é que nos fazem temer pelo nosso prazer e desejar a sua estima. E o que é que fazemos para a receber? Dizemos a verdade? Por amor de Deus. Mentimos como é óbvio. E é bom!

A mentira é muito mais interessante que a verdade. O espírito do homem é feito de maneira que lhe agrada muito mais a mentira do que a verdade. Um exemplo: estamos a ter uma aula de filosofia. Se a stora trata de assuntos sérios, o auditório adormece, boceja e cansa-se, mas se, de repente, a stora, como aliás é frequente, começa a contar uma história que não tem nada a ver, toda a gente desperta e presta a maior das atenções.

Não sei como dizê-lo, mas a verdade é uma luz nua e crua que não mostra as máscaras, e os cortejos do mundo com metade do brio e da graciosidade com que aparecem iluminados pelos candeeiros. A verdade pode, talvez, atingir o preço da pérola que mais brilha durante o dia, mas não alcança o preço do diamante que tanto mais brilha quanto mais variadas forem as luzes. Com a mistura da mentira mais se acresce o prazer. Haverá alguém para duvidar que, tirando ao espírito humano as opiniões próprias, as esperanças agradáveis, as imaginações pessoais, etc., para a maior parte da gente tudo não seria senão uma espécie de pobres coisas contraídas, cheias de melancolia e de indisposição, enfim, desagradáveis?

Gosto da verdade. Acredito que a humanidade precisa dela; mas precisa ainda mais da mentira que a lisonjeia, a consola, lhe dá esperanças infinitas. Sem a mentira, a humanidade morreria de desespero e de tédio. E estou-me a lembrar dos políticos, “Trabalho, Seriedade e Dedicação” e dos homens que vendem as bolas de Berlim na praia, “Olha a bolinha de Berlim…Alimenta mas não engorda!”. Como Ibsen disse “prive o homem comum da sua mentira vital e ter-lhe-á roubado a felicidade”.

A mentira é das únicas coisas no mundo que nos pode abrir perspectivas sobre algo de novo, de desconhecido, que pode abrir em nós sentidos adormecidos para a contemplação do universo que, sem ela, nunca teríamos conhecido.

A mentira é uma armadura com a qual o homem, muitas vezes, sobrevive aos acontecimentos que, sem essa armadura, o aniquilariam e esta armadura é como que segregada pelo homem para prevenir uma situação de perigo (o orgulho, perante a humilhação, por exemplo). Persiste na alma uma espécie de fagocitose; tudo o que é ameaçado pelo tempo, para não morrer, segrega a mentira.

A mentira, em suma, é a recriação de uma verdade, ou melhor, a verdade são formas várias da recriação de uma mentira. O mentiroso cria ou recria. O mentiroso deturpa. A mentira é, assim, um dos pilares da civilização moderna e, consequentemente, do progresso humano.

 

Como se costuma dizer, Quem conta um conto, acrescenta um ponto.

 

 

 

 

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter

49 Responses to Textos dos Alunos

  1. Filosofia – Cada pessoa tem a sua filosofia de vida, mas para mim é maneira de tentar superar todos os obstáculos e barreiras que vão surgindo ao longo do tempo da melhor maneira. E é também para além disso tudo, tentar ver o que se vê. Porque se fechar-mos os olhos vamos ter a consciência que grande parte do que vivemos é uma mentira.

  2. ALGO QUE QUESTIONO A MIM MESMO:
    Um lápis vem da madeira, assim como o bebe vem da sua mãe, uma folha de papel vem de uma arvore, resumindo, tudo o que é vem de algo.
    Podemos imaginar uma linha reta, linha sem curvatura ou sinuosidade, sem espessura e de comprimento infinito. no centro da reta está o numero 0, para a esquerda o infinito negativo, e para a direita o infinito positivo. será possível relacionar, o numero 0 a tudo o que existe no momento, o infinito negativo a tudo o que ja existiu e que por sua vez criou algo, e o infinito positivo a algo que esta por ser criado ? ou seja a existência ser uma linha reta cujo o que sabemos, ou julgamos saber, é so um segmento da sua infinidade?
    Se a resposta for um sim, então implicará que nada exista, pois se tudo o que existe, e existiu, teve algo que o criasse então é correto dizer que não ha um inicio, pois seria necessário um inicio do inicio, e um inicio do inicio do inicio, e “pelo negativo infinito fora”.
    Sendo assim, será que a procura de uma resposta para a existência vale a pena? ou será que temos de questionar o que é isto que não existe?
    obrigado!

    • So um acréscimo:
      Se tivermos a tal linha reta da existencia numa outra perspectiva, de modo a que se torne um ponto, ou seja começa e acaba exatamente no momento, mais uma vez pode-se concluir nunca existiu.
      Segundo esta teoria, será que isto que vemos, presenciamos, e vivemos, mas que não existe, é so uma questão de perspectiva?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>