O que é a Filosofia? Parte VI

Joana Miranda
A filosofia questiona o que nos é dado como óbvio e garantido. Questiona a verdade, a utilidade do conhecimento e o valor das ideias. Critica e põe em causa o “eu” e respectivas crenças. Reflete sobre o ainda inexplicável. Formula teorias de entendimento do mundo a partir de interpretações do mesmo.

Marina Felício
Filosofia consiste em discutir ideologias, crenças e até mesmo teorias.
Consiste em procurar respostas (escassas/dificeis de encontar) para as mais variadas perguntas.


Carolina Gonçalves
A filosofia é a única ciência que não nos dá respostas e que pelo contrário questiona todas as nossa certezas. Na filosofia não existe nem certo, nem errado existem apenas diferentes pontos de vista pois cada “eu” tem uma forma diferente de ver e reflectir sobre os diversos temas. A filosofia permite que cada “eu” vá mais longe e deixe de estar na sombra da ignorância.

Francisca Carvalho
A filosofia é uma disciplina que tem como objectivo discutir os assuntos sobre a essência do universo. Questiona-se assim sobre “de onde vimos?”, “para onde vamos?” e “o que estamos aqui a fazer?”. Para mim a filosofia ajuda-nos a pensar para além do que vemos, ou seja “pensar para além do quadrado” e não nos
agarrarmos ao mundo sensível, ou seja, o mundo onde olhamos apenas para as coisas de forma material, e passarmos para o mundo inteligível, onde olhamos para a essência das coisas e pensamos para além do que observamos.

Mariana Dias
Filosofia é a reflexão sobre questões acerca de tudo (da existência do “eu”, da realidade, do conhecimento…) – nada é dado como adquirido, tudo é questionado. Através do pensamento e do espírito crítico, da argumentação e de debates de ideias, valores e crenças, procura respostas a vários problemas que não encontram solução nas ciências. Esta mostra-nos uma perspectiva diferente acerca da nossa ideia do que é a vida e ajuda-nos a reflectir de forma a evoluirmos intelectualmente.

Marta Freitas
A filosofia tem um carácter intelectual, utilizando métodos racionais e críticos. Baseia-se em conceitos abstractos, onde tenta definir princípios gerais, respondendo a aspectos da vida e da morte, da existência, dos valores individuais e sociais e da natureza da linguagem ou do conhecimento, contudo a filosofia não estuda todo o tipo de crenças, só as gerais e as fundamentais.

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter

15 Responses to O que é a Filosofia? Parte VI

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>