O que é a Filosofia? Parte IV

Bernardo Figueiroa Rêgo
Tendo em conta tudo aquilo que aprendemos nas interessantes e produtivas aulas de filosofia conduzidas pela excelente professora Inês Muller, eu não me sinto preparado para responder a tal pergunta pois eu estou no caminho para a ignorâcia

Mafalda Barreiros Cardoso
Filosofia é: uma forma de pensar acerca de certas questões. Explicação da realidade/existência, do homem e da sua relação com o universo.

Vicente Monteiro
Filosfia põe questões que ninguem faz por nao ter capacidade ou disponibilidade para pensar sobre elas e responder.
Como por ex.: a existência e qual a sua finalidade e de onde viemos e para onde vamos .

Fabio Tarik Dmp
A Filosofia é uma ciência lógica e difícil aparentemente para alguns como o ´´eu“.
Acho que a Filosofia é algo que se possa compreender se fomos abertos e dedicamos ao que queremos saber/descobrir sobre a natureza ou algo relacionado ao que não se pode explicar. A Filosofia é algo que optamos ou escolhemos por ser ou mais fácil ou porque acreditamos nisso e não temos outra vista. Fábio Alexandre Cortesão Nº10 10ºE

Sara Moreira
A Filosofia é um cruzamento de diferentes saberes, que nunca se cruzam e de abordagens críticas intemporais onde as sombras dominam, retirando brilho ao “adquirido”.

Gonçalo Ferreira
Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.
Ao abordar esses problemas, a filosofia distingue-se da mitologia e da religião.

Martim Giraldes
A filosofia e o estudo do pensamento. Cria questoes, e procura respostas que muitas vezes parecem nao existir; Procura explicaçoes para a existencia, da vida e da morte, da natureza e da linguagem.
A filosofia e fundamentalmente uma disciplina racional, ainda que os seus primeiros principios nao possam ser provados.

Gonçalo Vela Bastos
A filosofia é o estudo e a reflexão de tudo e do nada. Cria questões para os mais variados temas e reflecte o que já foi e o que ainda não foi reflectido. Questiona todas os grandes e importantes temas (como a morte, a vida, o ser feliz, o fim e a finalidade da nossa existência), até ao temas mais banais como (devemos-nos sentir criminosos por roubar queijos do Continente?); deste modo a filosofia torna o banal numa espiral de igual importância, onde tudo é questionável, importante e onde tudo está ligado.

Lourenço Silva
Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Também é o estudo conceptual das nossas crenças e conceitos mais básicos, procuranto através do método de argumentação ou do pensamento crítico responder a problemas que não podem ser resolvidos pelos métodos das ciências !

Gonçalo Rocha
A Filosofia é uma indignação racional sobre o mundo e o homem, com o propósito de encontrar a sua última explicação e de elevar acima as hipóteses e interesses comuns dos homens. Esta precisa de um grande nível de sabedoria e serenidade, para que seja explicada e fundamentada com razão.

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter

10 Responses to O que é a Filosofia? Parte IV

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>